Passo a Passo: Como se Tornar um Piloto

Introdução

Você já se imaginou como um Piloto de Avião?

Já imaginou chegar no aeroporto, entrar na aeronave e, ao invés de virar a direita para os assentos, virar à esquerda, entrar no cockpit e sentar na cadeira do comandante?

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Bem vindo ao seu escritório

E se eu te falar que esse sonho pode se tornar realidade, você acreditaria em mim?

Não?? Ok, então deixa eu te provar, por A + B, como é possível e como você também pode chegar lá.

Neste artigo vou te mostrar o passo a passo de como sair do absoluto zero e se tornar um piloto de avião comercial. O que acha?

Primeiro Passo: O Piloto Privado

O primeiríssimo passo que você deve tomar na aviação, independente se você quer ser um piloto de aeronaves de grande porte (Airbus, Boeing), se você quer pilotar jatinho pra algum ricaço ou se você já é ricaço e quer pilotar seu próprio avião é este: obter a sua licença de Piloto Privado (PP).

Com a licença de Piloto Privado, você será legalmente habilitado para voar aeronaves de apenas 1 motor, em atividade não remunerada, ou seja, NÃO pode ser pago para pilotar.

Para poder tirar a licença de piloto privado, você precisará:

  1. Obter seu Certificado Médico Aeronáutico (CMA)
  2. Passar na Prova Teórica da ANAC
  3. Realizar as Aulas Práticas

A primeira etapa do Piloto Privado é a de obter o seu Certificado Médico Aeronáutico (CMA), que nada mais é do que uma inspeção de saúde que todo piloto tem que realizar a cada 12 ou 24 meses, a depender da Classe do CMA do cara.

Que diabos é isso de Classe de CMA? Isso é assunto para outro artigo:

Leia Agora: Tudo sobre o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

Para isso, basta você ligar para uma clínica credenciada pela ANAC (clique aqui para ver a lista), marcar a inspeção (normalmente feita em um único dia) e comparecer no dia com sua identidade e seu código ANAC.

Esse Código ANAC nada mais é do que o seu Código de Registro junto à ANAC. É sua “Identidade de Piloto”, de forma bem simplificada. Todos os seus dados, horas de voo, licenças, etc ficam vinculados no seu Código ANAC.

Leia agora: Como obter seu Código ANAC

Após ser aprovado na inspeção de saúde, você terá seu CMA e estará pronto, do ponto de vista da saúde, para iniciar suas aulas práticas.

Mas pera aí, antes de entrar no avião você também precisa ter passado pela prova de Conhecimentos Teóricos da ANAC.

Essa prova da ANAC é composta por 5 matérias, são elas:

  1. Conhecimentos Técnicos de Aeronaves
  2. Teoria de Voo de Baixa Velocidade
  3. Meteorologia
  4. Regulamentos de Tráfego Aéreo
  5. Navegação Aérea Visual

São 20 questões para cada matéria, totalizando 100 questões.

“Mas Rodrigo, como vou passar na prova se eu nunca estudei essas matérias na minha vida?”

É aí que entra a Top Pilot para te ajudar, jovem gafanhoto.

Aqui na Top Pilot oferecemos um curso completasso para você que quer sair do absoluto zero e passar na prova da ANAC: o Projeto Voando Solo.

Ele é 100% Online, ou seja: você pode assistir as aulas de onde quiser, quando quiser e quantas vezes quiser.

O Projeto Voando Solo é único. Ele foi criado, desde o início, pensando em formar uma geração de Top Pilots. Ou seja, 100% do foco dele está em criar uma base EXTREMAMENTE SÓLIDA, onde você poderá construir a sua carreira.

Eu não sei exatamente quando você está lendo esse artigo, então pode ser que você consiga fazer sua inscrição agora e começar a estudar hoje mesmo, ou pode ser que você tenha que aguardar um pouco. Explico:

Como eu gosto de me dedicar e acompanhar DE PERTO  meus alunos, eu sempre abro as inscrições por turmas. Clique no botão Abaixo para verificar se as inscrições estão abertas!QUERO SER UM PILOTO

Se as inscrições estiverem abertas, parabéns! Você ganhou na loteria, aproveite a chance! Não deixe para depois, pois elas não costumam ficar abertas por muito tempo (no máximo 1 semana).

Se as inscrições não estiverem abertas, cadastre-se na lista de espera e fique MUITO atento ao seu e-mail e ao Instagram do Top Pilot (@toppilotbr), pois lá é onde eu vou avisar quando as inscrições abrirem novamente.

Após passar na prova da ANAC, aí sim você poderá ir pro aeroclube ou para a escola de aviação da sua preferência e fazer suas aulas práticas de Piloto Privado.

Nas aulas práticas, você vai aprender a decolar, pousar, vai aprender como reagir em uma situação de emergência, vai voar a noite, vai voar de dia… e o mais legal:

Vai utilizar a aeronave como meio de transporte, indo de uma cidade para outra, pra treinar na prática a navegação aérea visual.

Muito massa né?

Ao longo do curso, você fará por volta de 45 horas de voo.

Leia agora: Quanto Custa se Tornar um Piloto

É nesta etapa que você vai realizar o tão sonhado voo solo.

Já imaginou que daqui a uns 3 meses pode ser você, ligando a aeronave para fazer um voo SOZINHO?

Pois é, esse é provavelmente o momento mais sonhado do piloto iniciante: seu voo solo.

Eu lembro até hoje, depois de mais de 1200h de voo, do meu primeiro voo solo. Na época eu tinha por volta de 12h de voo, mas eu lembro com clareza desse voo. 

Com certeza esse momento vai ficar gravado para sempre na sua memória também!

Mas enfim… Você realizou o tão sonhado voo solo, depois continuou sua formação no curso de Piloto Privado, fez outros voos solo e, por fim, terminou o curso.

Parabéns! Você acaba de completar o primeiro passo para se tornar um piloto!

Agora, se você quer pilotar aeronave apenas por hobby e não tem intenção de continuar na carreira de piloto, pode parar por aí já.

Mas se você quer se tornar um Piloto Profissional, então vem comigo pra próxima etapa.

Segundo Passo: O Piloto Comercial

Agora você já é um piloto, então vamos falar de piloto pra piloto a partir de agora.

Você já sabe decolar, pousar, fazer curvas, sabe como reagir em uma situação de emergência, sabe sair de uma cidade e voar até outra (sem se perder, detalhe importante).

Agora você irá aprender técnicas avançadas de pilotagem:

  1. Manobras Avançadas com a Aeronave
  2. Navegação Aérea à Noite
  3. Emergências Simuladas mais Complexas
  4. Voar em Aeronaves com dois motores*
  5. Aprender a Voar por Instrumento (IFR)*
  6. Realizar Navegações por Instrumento (IFR)*

* Na realidade, esses são cursos separados (Curso de Aeronaves Multimotoras e Curso de Voo por Instrumento), porém quase 100% dos alunos preferem embutir esses cursos dentro do Curso de Piloto Comercial (fica bem mais barato).

Esses IFR que eu citei é quando o piloto aprende a voar a aeronave sem necessariamente precisar estar vendo o terreno, se balizando apenas pelos instrumentos da sua própria aeronave.

É o que torna o piloto capaz de pousar em chuva, neblina, quando mal consegue ver a pista. Precisa de um treinamento bem específico pra isso.

Obviamente, as empresas aéreas só vão te contratar se você for capaz de voar por instrumento.

Imagina um Airbus não poder decolar do Rio de Janeiro para Paris porque tem uma chuvinha leve no aeroporto e o piloto não é capacitado para voar IFR?

Então, basicamente, no curso de Piloto Comercial você vai voar por volta de 110 a 140h.

Leia Agora: Quanto Custa o Curso de Piloto Comercial?

E pra fazer o curso de Piloto Comercial, você também precisará fazer um Curso Teórico (esse tem que ser homologado pela ANAC), e também precisará passar em uma prova da ANAC.

Ou seja, os processos são praticamente os mesmos do Curso de Piloto Privado, só que com mais matérias e mais horas de voo.

Ao final do curso de Piloto Comercial aí sim você poderá exercer atividade remunerada como piloto, ou seja, vai poder ser pago pra voar.

É aqui que a aviação começa a colocar dinheiro no seu bolso, ao invés de tirar (já era hora né??)

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Piloto Comercial logo após o Término do Curso… #sqn

Terceiro Passo: Acumular Experiência

A experiência de um piloto é medida pela quantidade de horas de voo que ele já realizou.

Sempre que você faz um voo, esse voo fica registrado em um sistema digital e em uma caderneta que você leva ao longo de toda a sua carreira.

É seu histórico de voo, e serve para comprovar a sua experiência na aviação.

As empresas de linha aérea (GOL, Azul, LATAM) costumam contratar Pilotos com cerca de pelo menos 500h de voo (pode variar de empresa para empresa e de processo seletivo para processo seletivo).

Você termina seu curso de Piloto Comercial com cerca de 150 a 200h de experiência total.

Percebe o problema?

Para acumular essas 300h que faltam para voar para uma empresa de linha aérea, existem diversas formas. 

Vou citar aqui as mais comuns:

  1. Fazer o Curso de Instrutor e dar Instrução em uma Escola de Aviação
  2. Buscar ser contratado por uma empresa de táxi aéreo
  3. Comprar horas Avulso em Aeroclubes

A opção mais comum é a de fazer o Curso de Instrutor (INVA) e ministrar instrução para piloto menos experientes do que você, assim você consegue acumular hora de voo “de graça”.

Além disso, você ainda é pago para exercer a função de instrutor. Não é muito, mas o foco aqui é acumular hora de voo “de graça”, e não ficar rico.

Outra opção é conseguir um emprego em uma empresa de táxi aéreo, voando aeronaves de pequeno porte.

Obviamente que essa situação seria ótima, porque você já estaria trabalhando com a aviação enquanto adquire experiência para ir para uma linha aérea.

O problema é que não é tão simples arrumar um emprego em táxi aéreo. Normalmente você precisa conhecer alguém que te indique. Por isso é importante cultivar  o networking desde o início da carreira.

Outra opção é pagar horas em um aeroclube ou escola de aviação. Nem precisa ter um instrutor junto, você basicamente “aluga” o avião e vai dar um rolê por aí, levar a família pra passear, por aí vai.

Sinceramente, não recomendo muito essa opção, porque além de gastar uma grana federal, você vai estar voando sempre na “mesmisse”. Ou seja, não vai crescer tanto como piloto, vai ter pouca experiência de vida.

Obviamente que uma horinha ou outra ali que você paga agrega no seu histórico e pode servir como diversão para levar a família pra voar, ir encontrar um amigo em outra cidade (e tirar onda chegando de avião), etc.

Enfim, esse é o “buraco negro” da carreira do piloto.

É o momento que ele precisa se virar de todas as formas que puder para ir acumulando horas de voo. Use sua criatividade. Aqui vale tudo (exceto se for antiético ou ilegal).

Ok, Rodrigo… dei meu jeito e cheguei nas 500h de voo. E agora? posso trabalhar na linha aérea?

Quaaaase… Faltam só mais alguns detalhes…

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Ex-Aluno Top Pilot ansioso para seu Primeiro dia de Trabalho

Quarto Passo: Formações Complementares

Ah pelo amor de deus… Já sou Piloto Comercial, tenho 500h de voo, sou habilitado a voar por instrumentos, sou habilitado a voar aeronave multimotoras… E ainda preciso de mais??

Sim, precisa. Mas não se preocupe, pois o pior já passou.

Para contratar um copiloto, a maioria das empresas aéreas ainda pedem umas Formações Complementares, que são:

  1. Curso de Jet Training
  2. Nível 4 ou mais ICAO de Inglês
  3. PLA Teórico

O Curso de Jet Training é muuuito legal, dura cerca de 2 semanas. Esse curso é basicamente uma “introdução” à vida de Piloto de Linha Aérea.

Neste curso, você vai ter cerca de 24 horas de aulas teóricas e 20h de simulador de uma aeronave de grande porte (A320, Boeing 737 ou EMB190).

As aulas teóricas são sobre performance de aeronaves a jato, dinâmica de trabalho em um cockpit de Linha Aérea, teoria de voo de alta velocidade e uma introdução sobre a aeronave que você fará o simulador.

Já nas aulas práticas, você vai ter a sensação de comandar uma aeronave de alta performance, como o Airbus A320, o Boeing 737 ou o EMBRAER 190.

Leia Agora: Tudo sobre o Jet Training

Vai aprender sobre divisão de tarefas no cockpit, dinâmica de trabalho, como utilizar as ferramentas à sua disposição para criar consciência da situação, e por aí vai.

É muito massa. Eu faria mesmo se não fosse obrigatório.

A segunda formação complementar é fazer uma prova de inglês técnico de aviação.

O que?? Você não sabia que precisava saber falar inglês pra ser piloto de linha aérea??

Pois é, sorte então que eu estou te avisando agora, porque aí se seu inglês é meio “The Book is on the Table”, então pode já ir correndo atrás de um cursinho e estudar que até você chegar nas 500h com certeza já vai ter atingido um nível bom de inglês.

Presta atenção: Enquanto você não souber falar inglês em um nível pelo menos intermediário, você não vai sentar no cockpit de um A320 ou Boeing 737.

Antigamente isso era até negligenciado, hoje em dia é OBRIGATÓRIO.

Você terá que fazer uma prova de Inglês elaborada pela ANAC chamada Santos Dumont English Assessment Test (SDEA).

Leia Agora: Tudo sobre o SDEA (ICAO)

Essa prova é 100% oral. Um instrutor ficará te fazendo perguntas sobre situações específicas da aviação.

Ao final, você receberá uma nota de 1 a 5. Essa nota será seu Nível ICAO de Inglês.

Você precisa ser certificado pelo menos Nível 4 de Inglês ICAO para poder voar pro exterior, por isso as empresas aéreas de grande porte só contratam quem tem pelo menos o Nível 4.

Ok? Sem dúvidas sobre a questão do Inglês? Então vamos prosseguir pro último pré-requisito: o PLA teórico

As 3 licenças mais comuns na aviação são:

  1. Piloto Privado
  2. Piloto Comercial
  3. Piloto de Linha Aérea

Por mais estranho que pareça, para ser Piloto de Linha Aérea (PLA), você não precisa ter licença de Piloto de Linha Aérea, você precisa apenas da licença de Piloto Comercial.

Essa licença de PLA é pré-requisito apenas para se tornar um Comandante de Linha Aérea, então pra Copiloto (que é a função que você vai entrar inicialmente), não precisa.

Para obter o PLA, você precisa passar em uma prova da ANAC (que surpresa, mais uma prova) e precisa de 1500h de voo.

As 1500h de voo você provavelmente só vai alcançar depois de 1 ou 2 anos em uma empresa de grande porte, mas você já pode adiantar a prova e obter o “Certificado de Capacitação Técnica”, que nada mais é do que um comprovante de que você fez a prova de PLA e foi aprovado com sucesso.

Esse é o popularmente chamado de “PLA Teórico”.

Ou seja, nada mais é do que você fazer a prova da ANAC do PLA e ser aprovado.

Não tem mistério nenhum, o conteúdo é praticamente o mesmo do curso de Piloto Comercial, com pouquíssimas coisas novas.

Quase 100% dos pilotos já fazem essa prova logo após tirar sua licença de Piloto Comercial, ou seja, com umas 150h de voo. A validade do PLA Teórico é vitalícia, então fez a prova uma vez já se livra dela logo.

Ela é barata também, custa apenas uns 150 reais e é composta somente por duas matérias.

Conclusão

Então é isso…

Você já deve ter visto que não é tão fácil, certo?

Mas é isso mesmo, se fosse fácil todos seriam

A profissão é umas das poucas que permite que você trabalhe com a sua paixão.

Sinceramente, não conheço NENHUM piloto que entrou na aviação por obrigação. Quem é piloto o faz por paixão e por vocação.

Obviamente, a caminhada é longa e árdua, e o preço a ser pago para se tornar um piloto é alto, tanto financeiro quanto em dedicação.

Mas pensa bem… Você prefere se esforçar no início, trabalhar duro nos próximos 4 anos e no final se estabilizar fazendo todos os dias algo que você ama?

Ou prefere escolher o caminho fácil agora e depois passar o resto da vida rezando pra chegar a sexta feira.

Prefere acordar feliz em um sábado para voar, sabendo que vai conhecer uma cidade nova ao final do dia?

Ou prefere acordar puto em uma segunda-feira de manhã porque o fim de semana acabou?

A vida de piloto é fantástica.

Te dá a LIBERDADE para você viajar o mundo, morar onde quiser, ficar hospedado em hotéis confortáveis, uma remuneração muito boa…

Mas até chegar lá, vai ter que ralar. E como você viu nesse artigo, ralar bastante.

Não tive a intenção aqui de te desmotivar na carreira, muito pelo contrário. Quero ser íntegro e te mostrar a REAL.

Assim, se você realmente quiser ser piloto, já sabe de antemão os sacrifícios que terá que fazer.

A fórmula do sucesso é simples:

1- Saber o que quer

2- Aceitar pagar o preço

Quer ser piloto?

Pague o preço.

Espero que tenha gostado deste artigo, qualquer dúvida deixe no campo dos comentários.

Um abraço, e até a próxima!

Rodrigo