Introdução
Se você leu o artigo onde eu explico quanto custa se tornar um piloto, você já viu que não é nada barato, certo?
Mas afinal, o que é caro e o que é barato?
Para entrarmos nessa discussão, temos que ver a aviação de um ponto de vista bastante racional. Vamos pensar como um investidor.
Primeiramente, vamos entender agora a diferença entre preço e valor.
Digamos que você achou um apartamento para vender, e esse apartamento custa R$400.000,00.
Esse apartamento está barato ou está caro?
Para respondermos essa pergunta, precisamos saber mais detalhes sobre esse apartamento.
Qual a cidade do apartamento? Fica em qual bairro? Qual andar? Quantos metros quadrados possui? Quantos quartos possui? Tem suíte?
Agora, já parou pra pensar porque nós fazemos essas perguntas?
A resposta é: para tentar estimar o VALOR deste apartamento.
Se por exemplo você estimar que o valor do apartamento é de R$500.000,00 então esse apartamento está barato pra caramba!
Porque o PREÇO está abaixo do VALOR.
“Mas Rodrigo, porque diabos você fez essa analogia com o apartamento? Não entendi o que o c* tem a ver com as calças.”
Vamos lá.. vou explicar.
Se eu te disser que a formação completa de um Piloto custa próximo dos R$200.000,00.
E aí? Está barato ou está caro?
Se você não tivesse lido a explicação do apartamento, você com certeza responderia:
“TÁ MALUCO?? Caro pra C@ralho!!”
Maaas, como você é uma pessoa inteligente e educada, você vai me responder:
“Rodrigo, depende. Quanto o Piloto vai ganhar depois de formado?”
Então vamos lá responder sua pergunta.
A Composição do Salário do Piloto de Linha Aérea
O piloto de linha aérea costuma ter o salário variável.
O salário é composto por:
- Salário Base
- Compensação Orgânica
- Adicional de Horas de Voo
- Diárias
- Reserva e Sobreaviso
Salário Base
Esse salário é o mínimo do mínimo que você vai receber. Como você já deve ter percebido, quanto mais o piloto voa, mais ele ganha, certo?
Então, o Piloto ganha o salário base + os adicionais (que normalmente dependem da escala de voo dele)
Não importa se o Piloto voou 1000h ou 1h no mês, seu salário base será sempre o mesmo.
Esse salário é definido entre você e a empresa no momento que você assina o contrato com ela, porém o piso salarial (mínimo permitido pelo sindicato) é de:
R$4.900,00 – Copiloto de Jato
R$9.400,00 – Comandante de Jato
Lembrando que esse é o mínimo, ok? Normalmente o Salário Base é maior do que isso.
Compensação Orgânica
O Piloto, quando voa, está sujeito a condições não muito agradáveis ao corpo humano…
Ambientes com grandes variações de pressão, alto nível de ruído, radiação solar, privação do sono (em voos na madrugada)…
Enfim, o corpo humano não foi feito para voar, mas conseguimos dar um jeitinho de burlar isso
E a mãe natureza cobra seu preço. Existe um desgaste fisiológico maior no Piloto do que em profissões convencionais
Por isso, o Piloto recebe uma compensação de 20% em cima do seu salário, chamada de “Compensação Orgânica”, que serve para compensar o desgaste sofrido pelo corpo do piloto durante o voo.
Adicional de Horas de Voo
Além do Salário Base, quanto mais o Piloto voa, mais ele ganha.
Algumas empresas pagam esse adicional para o Piloto para cada hora de voo que ele fez…
Outras pagam para cada Km que ele percorreu…
Outras dão um salário base maior que já contempla 54h de voo, e pagam apenas o adicional do que exceder essas 54h (O Piloto costuma voar umas 70h no mês)
De qualquer forma, a moral da história é:
Quanto mais o Piloto voa, mais ele ganha
Além disso, se ele voar no Domingo ou em um feriado, ganha 2x o valor normal.
Se ele voar durante a noite, ganha 2x o valor normal também.
Aqui é onde o Piloto acaba tendo um bom incremento no seu salário!
Diárias
Além do Salário Base, da Compensação Orgânica e do Adicional de Horas de Voo, o Piloto também recebe um valor relativo à Diária.
Esse valor, teoricamente, serve para custear as despesas do Piloto com alimentação enquanto ele está trabalhando.
Então, se o Piloto estiver trabalhando no horário do Café, Almoço, Jantar ou Ceia, ele receberá uma indenização:
R$20,00 – Café da Manhã
R$80,00 – Almoço, Jantar ou Ceia
Então se por exemplo o Piloto se apresentar para o trabalho às 12:30 e terminar seu expediente às 20:30, ele irá receber, além do adicional das horas de voo, R$160,00 de diária (almoço e jantar).
Vale ressaltar que ele tem direito a refeições a bordo também, então na prática ele não precisou gastar nem 1 centavo do que recebeu em diárias.
O valor em diários que o Piloto recebe por mês varia de acordo com sua escala, porém fica em média R$2.000,00 a R$2.500,00 mensais para um Copiloto de voos Nacionais.
Na prática, ele consegue juntar pelo menos uns 50% desse valor sem muito esforço, então acaba sendo um “salário” extra.
Reserva e Sobreaviso
Já se perguntou o que acontece quando um Piloto passa mal? O que a empresa faz para que o voo não atrase?
Bom, imprevistos acontecem…
E para que esses imprevistos não impactem nos horários dos voo, as empresas deixam pilotos de Reserva no Aeroporto e, além disso, deixam pilotos de Sobreaviso em casa
O período de Reserva é normalmente composto por cerca de 4h em que o Piloto deve ficar no aeroporto, pronto para ir voar caso seja acionado
Já o período de Sobreaviso é quando o Piloto fica em casa e, caso seja acionado, deve estar no aeroporto em 1 ou 2h (dependendo do tamanho da cidade), pronto para realizar um voo. Normalmente dura cerca de 6h.
Esses períodos de Reserva e Sobreaviso saem na escala de voo mensal do Piloto.
Ele ganha o equivalente a 1h de voo para cada 1h de Reserva, e ganha 1h de voo para cada 3h de Sobreaviso.
Conclusão
Com base em tudo isso que eu falei, fica claro que a remuneração do piloto varia, principalmente, com sua escala de voo.
Quanto mais ele voa, mais ele ganha.
Se voar domingo, feriado ou de noite, aumenta mais ainda o salário.
Como eu sei que você quer saber na prática quanto um Piloto ganha, vou deixar aqui embaixo os valores aproximados das 3 maiores empresas do Brasil, baseado em um salário do início de 2020 (incluindo diárias):
Azul – de R$7.000 a R$10.000
Gol – de R$10.000 a R$14.000
LATAM – de R$12.000 a R$15.000
Bem interessante. não é?
E olha que esse é a remuneração de um Co-Piloto de aeronaves à Jato de corredor único (Narrow-Body – A320, Boeing 737, etc), que são as aeronaves que costumam fazer voos nacionais.
Um CoPiloto no Boeing 767 (Wide-Body) da LATAM fazendo rotas internacionais trabalha cerca de 12 dias por mês e ganha por volta de R$17.000 a R$20.000, incluindo diárias.
Fora que passa um bom tempo em Miami, Orlando, Europa, etc.
Além disso, eventualmente você será promovido a Comandante, o que aumenta mais ainda o salário….
Enfim, um Comandante Internacional costuma ganhar por volta de uns R$30.000,00 no Brasil.
Mas se você quiser, pode ir trabalhar no exterior, onde os salários costumam ser muito maiores (e em dólar $$$)
Um Piloto da Emirates, por exemplo, costuma ganhar por volta de $16.000 (Livre de Imposto de Renda), o que dá cerca de R$80.000,00 por mês ou R$960.000,00 por ano.
Quer ganhar mais? Vá voar na china.
O salário de Comandante lá pode chegar até $25.000 por mês (R$1.500.000,00 por ano).
Já imaginou ganhar 1 milhão e meio por ano?
Pois é, bastante interessante não? Faz os 200k da formação parecer o troco do pão perto desses valores.
Obviamente, esses são os maiores salários na aviação, e nem todo mundo gosta de trabalhar na China…
Mas eu quis te mostrar aqui nesse artigo o quadro completo.
Te falei o salário do Piloto em início de carreira (Co-Piloto de Narrow Body em empresa nacional)…
E te falei o salário do Piloto mais adiantado na carreira (Comandante de Wide-Body).
Isso para que você tenha uma noção boa do que esperar na carreira do Piloto.
Detalhe: ainda existem outros benefícios de ser Piloto, que eu não entrei em detalhes, como por exemplo o Passe Livre.
O passe livre permite que o piloto pegue de graça voos de qualquer empresa aérea para início ou final de uma jornada de voo.
Ou seja, você pode morar em um lugar diferente da sua base contratual.
Se a empresa te contratou para uma base no Rio de Janeiro, nada impede que você more em São Paulo.
Basta pegar carona em um voo de qualquer outra companhia aérea, de graça.
Então é isso, agora que você sabe quanto custa se formar um piloto e quanto um piloto ganha, você pode fazer as contas aí e decidir, por você mesmo, baseado em informações reais, se vale a pena ou não ser um piloto.
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Espero que você tenha gostado desse artigo…
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