Quanto Custa se Tornar um Piloto

Introdução

Fala comandante!

Você provavelmente já viu que ser piloto de avião é uma profissão bastante legal, certo? 

Poder viajar o mundo, ficar em hotéis bons, ganhar salários bem interessantes e o principal: poder trabalhar com o que ama, e não ficar confinado em um escritório chato das 09 as 17.

O que? do seu escritório da avenida paulista dá pra ver o Rio Tietê? Bacana, mas prefiro a vista do meu escritório

Agora, você provavelmente também sabe que se formar um piloto não é barato. Mas é aquela história, né?

Quer ser piloto, ganhar uma boa grana, ter passagem de graça, viajar o mundo, ficar em hotéis top e ainda quer que seja fácil? Aí não dá né meu amigo… 

frase famosa dos crossfiteiros e marombeiros

Pois é, ser piloto não é barato. Mas será que você tem noção exata de quanto se gasta? Isso que vamos ver agora, acompanha aí.

O que é ser piloto?

A primeira coisa que você deve se perguntar é o seguinte: o que é ser piloto para você?

O que eu quero dizer com isso? Bom, tem gente que entra na aviação com o objetivo de se tornar um piloto da Emirates. Tem gente que entra na aviação porque quer comprar um Cessna e passear pelo país. Tem gente que entra na aviação para poder voar jatos executivos.

O que eu quero dizer é que cada um tem seu objetivo, e qual o seu objetivo vai influenciar diretamente no custo da sua formação.

Vou fazer o seguinte: vou mostrar os custos desde o Piloto Privado até o final do curso de Piloto Comercial, onde você provavelmente vai começar a parar de gastar dinheiro com a aviação e começar a receber dinheiro.

Se quiser saber mais sobre o que é esse tal de Piloto Privado, Piloto Comercial, e como funciona basicamente a carreira do Aviador, leia este artigo aqui que lá eu explico em detalhes, ok?

O Piloto Privado

A primeira licença que você vai precisar é a de Piloto Privado. Se você leu o artigo onde eu explico exatamente como é a trajetória do piloto, sabe que essa licença é a mais básica e que é necessária para todo mundo, desde o cara que quer ser piloto da Nasa até o cidadão que quer comprar um teco teco e voar por aí.

Para poder tirar sua licença de piloto privado, você precisará de:

  1. Certificado Médico Aeronáutico (CMA)
  2. Curso Teórico de Piloto Privado
  3. Passar na Prova da ANAC
  4. Curso Prático de Piloto Privado

Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

O Certificado Médico Aeronáutico de 2a Classe, que é o necessário para ser um Piloto Privado, custa por volta de R$450,00, e precisa ser revalidado a cada 5 anos por uns R$300,00.

Porém, no curso de Piloto Comercial você precisará do CMA de 1a Classe, então se você já pretende fazer o curso de PC logo após terminar o PP, vale a pena já emitir logo seu CMA de 1a Classe, que tem um custo de uns R$800,00 e tem validade de 1 ano. A revalidação fica uns R$400,00.

Ou seja, o CMA fica em R$450,00 se você só quiser ser piloto privado (ideal para quem vai ter o próprio avião e não quer seguir carreira na aviação.

Se você quer seguir carreira na aviação, precisará da licença de Piloto Comercial, então talvez valha mais a pena tirar o CMA de 1a Classe Logo. Neste caso, vai desembolsar uns R$800,00.

Leia também “Tudo sobre o Certificado Médico Aeronáutico – CMA”

Curso Teórico de Piloto Privado

Para o curso de Piloto Privado, você tem 3 opções basicamente:

  1. Estudar sozinho
  2. Realizar um Curso Presencial
  3. Realizar um Curso Online

A primeira possibilidade é a mais barata, mas acaba sendo um barato que sai caro. Você pode estudar sozinho para passar na prova da ANAC. Você pode imaginar que é a mesma coisa que fazer o vestibular sem cursinho, mas é muito, muito pior.

Imagine que seria como se você fosse fazer vestibular pra passar em medicina, estudando sozinho, só que sem NUNCA TER IDO PRA ESCOLA (se isso fosse permitido, obviamente).

Aí sim teríamos uma comparação adequada.

Isso porque na prova da ANAC, cai matérias que você NUNCA estudou na sua vida, então quando você estiver estudando, vai ter coisa que um livro não consegue te explicar, então com certeza você vai ficar com milhões de dúvidas e não vai ter como sanar.

Isso sem contar com o fato de que, se você não tiver uma base teórica sólida, terá dificuldade na parte prática, então vai precisar voar mais horas de voo ($$$) para poder se formar, gastando mais dinheiro ainda.

Enfim, o custo seria de uns R$300,00 para comprar todos os livros e materiais didáticos, mas definitivamente não recomendo.

A segunda opção é fazer um curso teórico presencial. Essa opção já é bem melhor que a primeira, mas ainda não é a ideal na minha opinião.

Imagina a cena:

Você está em uma sala de aula… O instrutor está ensinando para a turma como funciona um motor a 4 tempos. Você entendeu rapidinho, mas teve uma pessoa da turma que não entendeu.

Aí ela fala: “instrutor, pode repetir? Não entendi”. E aí vocês passam mais 2h para o cidadão entender, e você fica morrendo de sono e tédio.

“Instrutor, não entendi!”

Enfim… Tenho certeza que você já passou por uma cena parecida durante a sua vida escolar, estou errado?

Agora imagina o contrário, você foi para a aula, logo depois de ter comido aquela feijoada no almoço. Chega na aula, o instrutor começa a explicar como funciona um carburador, e você acaba pensando na morte da bezerra por uns 5 minutos, ou então dá aquela dormidinha de leve. 

Aula prática sobre fisiologia aeronáutica – falta de oxigênio no cérebro (hipóxia)

Quando você percebe, o instrutor já está falando sobre os problemas do carburador mas você não consegue entender mais nada porque se distraiu por apenas 5 minutos. É frustrante.

Cada um tem seu ritmo de aprendizado. As pessoas costumam ter facilidade em um assunto e dificuldade no outro. Quando você tem uma aula presencial em grupo, você fica preso ao ritmo do grupo. Eu pessoalmente odeio isso.

Acho que deu pra entender o que eu quero dizer, né?

Além disso, um curso teórico presencial de Piloto Privado em um aeroclube ou escola de aviação costuma custar entre R$3.000,00 e R$5.000,00.

Um baita prejuízo.

A terceira opção é realizar um Curso de Piloto Privado Online

Essa é, na minha humilde opinião, de longe a melhor opção. Você assiste as aulas quando quiser, na hora que quiser, nos dias que quiser… Pode pausar, voltar, assistir de novo… Tudo isso do conforto da sua casa. Educação à Distância é o futuro do ensino. Pronto, falei.

Você não depende de ninguém. Você não fica preso ao ritmo da turma. Você cria seus próprios horários e, principalmente: Seu resultado depende ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE de você.

Caso você opte por essa opção, aqui na Top Pilot nós oferecemos o Projeto Voando Solo.

O Projeto Voando Solo é único. Ele foi criado, desde o início, pensando em formar uma geração de Top Pilots. Ou seja, 100% do foco dele está em criar uma base EXTREMAMENTE SÓLIDA, onde você poderá construir a sua carreira.

Eu não sei exatamente quando você está lendo esse artigo, então pode ser que você consiga fazer sua inscrição agora e começar a estudar hoje mesmo, ou pode ser que você tenha que aguardar um pouco. Explico:

Como eu gosto de me dedicar e acompanhar DE PERTO  meus alunos, eu sempre abro as inscrições por turmas. Clique no botão Abaixo para verificar se as inscrições estão abertas!

Se as inscrições estiverem abertas, parabéns! Você ganhou na loteria, aproveite a chance! Não deixe para depois, pois elas não costumam ficar abertas por muito tempo (no máximo 1 semana).

“Aspirante a piloto após ter perdido as inscrições do Projeto Voando Solo”

Se as inscrições não estiverem abertas, cadastre-se na lista de espera e fique MUITO atento ao seu e-mail e ao Instagram do Top Pilot (@toppilotbr), pois lá é onde eu vou avisar quando as inscrições abrirem novamente.

Prova da ANAC

Como você deve saber, a prova da ANAC é composta por 5 matérias:

  1. Conhecimentos Técnicos de Aeronaves
  2. Teoria de Voo de Baixa Velocidade
  3. Meteorologia
  4. Regulamentos de Tráfego Aéreo
  5. Navegação Aérea Visual

Desde o final de 2020, as provas podem ser feitas em várias unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), espalhadas em todo o Brasil. O preço por matéria é de R$68,21.

Como são 5 matérias, o valor total é de aproximadamente R$350,00.

Curso Prático de Piloto Privado

Chegamos na parte que você vai tomar uma facada no bolso: o curso prático.

Esse é o custo mais variável de todos, porque a quantidade de horas de voo necessárias varia de acordo com a rapidez de aprendizado do aluno, com a Escola de Aviação que aplica o curso (umas pedem mais horas, outras menos, etc).

Além disso, o custo da hora de voo também varia bastante.

Aposto que você está de saco cheio de pesquisar no Google o custo para se formar e achar somente “o custo total depende”, então vou te dar aqui um valor médio, apenas para ser utilizado como uma referência.

Em média, o curso prático necessita de 45h de voo (o mínimo do mínimo é 35 horas).

Cada hora de voo custa em média uns R$400,00.

Então, o valor total do curso prático é de aproximadamente R$18.000,00

“O senhor vai passar no crédito ou no débito?”

É meu amigo… quem quer rir tem que fazer rir. Quer viver do que ama? Tem seu preço, infelizmente.

A boa notícia é que você não precisa pagar tudo de uma vez. Tem gente que passa 2 ou 3 anos pra fazer essas 45h e se formar piloto, então diluído ao longo do tempo não é tão pesado assim.

Conclusão

Resumindo então, os custos para se tornar um Piloto Privado são os seguintes:

  1. CMA – R$450,00
  2. Curso Teórico Online – R$2.000,00
  3. Prova da ANAC – R$350,00
  4. Curso Prático – R$18.000

No total, você tem uma bagatela de R$20.800,00

Lembrando que esse é um valor aproximado, ok?

Esses seriam os gastos para aqueles que querem ser Pilotos por Hobby, ou então se quiser ter sua própria aeronave para dar um rolê com a família no fim de semana.

Se você quiser trabalhar como piloto, também vai precisar obter sua licença de Piloto Comercial, e aí já são outros 500… mil.

Brincadeira, o curso de Piloto Comercial é um pouco mais barato que 500 mil reais. 

Você precisará fazer por volta de 110 horas de voo neste curso, só que as horas são um pouquinho mais caras que no curso de Piloto Privado.

O valor final do curso de Piloto Comercial fica em torno de R$110.000,00.

Leia também – Quanto Custa o Curso de Piloto Comercial?

É, nada barato.

Mas os números parecem absurdos se você for pagar tudo de uma vez. Nada impede que você vá pagando aos poucos, à medida que for juntando dinheiro.

Se você parar para comparar, o custo de uma faculdade particular de medicina é de aproximadamente R$7.000 por mês, o que dá mais de R$500.000,00 para se formar em 6 anos.

“Ah, mas medicina é muito caro!”

Curso de Direito: R$180.000,00

Curso de Engenharia: R$120.000,00

Se for parar pra pensar, não está tão longe dos cursos normais em faculdades particulares, certo?

Mas no final das contas deixo uma reflexão:

Quanto custa viver o seu sonho?

Quer saber quanto um Piloto ganha pra saber se vale a pena ou não? Clique no Link abaixo!

Leia agora – Quanto ganha um Piloto de Avião?

Espero que tenha gostado deste artigo!

Qualquer dúvida, manda aqui embaixo!

Até mais!