Vale a Pena se Formar Piloto em Época de COVID?

Introdução

Estamos vivendo o que é provavelmente a maior crise da história da aviação.

TODAS, absolutamente TODAS as empresas foram pegas de surpresa pelo COVID, isso é fato.

Tenho certeza que nenhuma empresa aérea tinha um plano de contingência para uma epidemia como está sendo a do COVID.

Elas viram sua demanda cair, despencar de um precipício de um mês para o outro. Foi brutal.

E aí, com a queda na demanda, houve uma diminuição na frequência dos voos, obviamente, porque a empresa não vai ter 5 voos diários entre Rio e São Paulo se mal tem passageiro pra encher um.

Então com a diminuição na frequência de voos, houve uma diminuição na quantidade de pilotos necessários, e com isso, muitos pilotos, infelizmente, foram demitidos.

“Sinto lhe informar, mas seus serviços são redundantes nessa empresa”

Quem não foi demitido teve que fazer um acordo com a empresa, seja para tirar licença não remunerada, aceitar receber menos temporariamente, enfim… por aí vai.

O COVID tocou o terror na aviação. Prejudicou as empresas e, de tabela, prejudicou os pilotos, porque empresa feliz, Piloto Feliz. Empresa em crise, Piloto em crise. 

É como um casamento. Se a tua mulher, que não se engane, é quem manda na casa, está feliz, você fica feliz também. Se ela não está feliz.. bem… boa sorte.

Então, para quem atualmente é um piloto formado e está aguardando emprego, não tem muito o que fazer. Você está ferrado. Pelo menos por enquanto.

Tem que esperar o aquecimento do mercado para poder começar a ter vagas para pilotos. A boa notícia é que, quando a crise acabar, vai vir uma época de prosperidade, e existem boas chances de você ser contratado na retomada do mercado.

Mas para você que ainda não é um piloto e pensa em se formar, você pode estar vivendo uma oportunidade única.

Deixa eu explicar:

Todo mundo sabe que a aviação está em crise. Quando você comenta com alguém “quero me tornar um piloto” provavelmente a pessoa vai responder “Tá maluco? os pilotos tão ferrados nesse crise”

E eles não estão errado, só que eles estão esquecendo de contar com um pequeno detalhe: você não se torna piloto de uma hora pra outra, como um passe de mágica.

Demora um tempo! Até você se tornar um piloto comercial coloca aí pelo menos uns 2 anos nessa brincadeira.

Ou seja: o mercado está em crise AGORA, mas e daqui a 2 anos quando você estiver formado? Vai estar em crise?? Eu, pessoalmente, duvido muito. Acredito que vai estar em recuperação, ou seja, precisando de pilotos.

A maioria das pessoas vai pensar que esse não é o momento ideal para se tornar um piloto, por conta da crise. Eu acredito que esse é o melhor momento pra se tornar um piloto, JUSTAMENTE por causa da crise.

Todo mundo sabe que a vida do piloto está difícil agora, então seria loucura começar a formação de um piloto agora.

Reza a lenda que Joseph Kennedy, um megainvestidor americano, vendeu todas as suas ações depois que o engraxate o aconselhou a comprar mais.

Isso porque ele pensou: se até o meu engraxate, que não é especialista em ações, está me mandando entrar de cabeça no mercado, então existe uma bolha aqui.

Poucos dias depois houve o Crash da bolsa de valores norte-americana, que deu início à grande depressão.

“Com licença, senhor! O Senhor tem um minuto para comprar bitcoins?”

Digo isso não pra desmerecer os engraxates, mas para ressaltar que, ir de acordo com a maioria só porque eles são maioria é justamente o conceito do efeito manada.

Se desvencilhe da maioria. A maioria das pessoas trabalha com o que não gosta, acorda puto de manhã na segunda feira pra ir trabalhar. A maioria das pessoas têm dívidas. A maioria das pessoas é coadjuvante, e não protagonista, na sua própria vida. Por isso eu pergunto: será que é inteligente seguir a maioria?

Obviamente que você não pode tomar decisões sem um racional forte por trás. Por isso, vou te dar aqui 2 razões para começar agora sua formação de piloto.

1- Aproveite os Ciclos da Economia

A economia mundial é feita de ciclos. Você tem uma fase de prosperidade, aí de repente vem uma crise. Passa um tempo em crise, depois outra fase de prosperidade, e mais uma crise. E por aí vai. A crise do COVID foi imprevisível? Sim, foi… Mas sinceramente, toda crise é imprevisível, caso contrário não haveria crise, porque todo mundo iria se precaver.

Mas o que eu quero dizer é: a aviação acompanha a economia mundial. Ou seja, ela também é cíclica. Estamos no período de Crise, isso é fato.

Mas depois da crise virá a prosperidade. E se você iniciar sua formação agora, é provável que quando você terminar sua formação e estiver buscando sua vaga no mercado de trabalho, o mercado vai estar em prosperidade, ou seja, bem mais propício pra te contratar.

Já aquele cara que te chamou de maluco vai ver o mercado bombando, vai correndo pra escola de aviação e vai iniciar sua formação. Enquanto ele está se formando, tá tudo mil maravilhas, otimismo rolando, etc.

Mas depois de uns 3 anos, assim que ele se forma, o mercado entra em crise de novo, e o cidadão fica mais uns 2 ou 3 anos sem conseguir arrumar emprego na aviação porque o mercado está desfavorável.

O que eu quero dizer com isso é: você tem que se ANTECIPAR às tendências. Se o steve jobs tivesse esperado alguém inventar o smartphone para desenvolver o iPhone, não tenho dúvidas que ele teria perdido a corrida da inovação.

Nos momentos de crise é quando as cartas são reembaralhadas e redistribuídas. Quem sabe se aproveitar de uma crise acaba tendo uma oportunidade. 

Ficou claro esse recado, né?

2- Poder de Barganha

Seguindo a mesma lógica do efeito manada, você deve imaginar que a demanda nas escolas de aviação não está das melhores, não é mesmo?

É sempre a mesma história:

Vai em uma escola de aviação enquanto o mercado está em alta. Você vai ver um milhão de alunos, olhos brilhando, otimismo pra cá, otimismo pra lá….

Você quer voar mas só consegue agendar para daqui a uma semana porque a escola tá cheia de aluno, aí atrasa sua formação, aí o comercial da escola vai aumentar o preço pra tentar igualar a demanda com a oferta…

Ou seja: você paga mais caro, não consegue voar quando quer, e de quebra ainda vai se formar junto com uma galera, ou seja, satura o mercado de trabalho.

Isso sem considerar que, quando você se formar, pode ser que o mercado esteja em crise, como eu comentei no item anterior.

Agora vai lá na escola de aviação agora, com o mercado em crise.

Você só vê aquelas bolinhas de feno passando….

Foto tirada da sala de aula de uma Escola de Aviação

Agora imagina só… A escola tá na M, sem aluno, precisando pagar os custos fixos (hangaragem, salário de funcionário, inspeção anual da aeronave)….

Aí chega você, com o bolso cheio de dinheiro, pra iniciar a formação de piloto.

Meu amigo, o financeiro da escola vai querer te abraçar e dar um beijo. Você é um Oasis no meio do deserto.

Aí, o poder de barganha está TODO na sua mão.

Se você é um Oasis no meio do deserto, você pode negociar para tentar obter o máximo proveito disso.

Negocie com a escola de aviação os preços. Negocie um baita desconto na sua formação.

Agora junta isso com o fato de que, quando você se formar, é provável que o mercado esteja em retomada, você vai ter um menor custo de formação e uma maior probabilidade de ser empregado no futuro.

E aí? ainda acha que a crise é ruim para você?

Conclusão

Volto a repetir:

Se você é um piloto formado procurando emprego, realmente sua situação está ruim. A crise te pegou. Me sensibilizo com sua situação e espero de verdade que o mercado retome rápido para que você possa ter o seu emprego. De coração mesmo.

Mas se você ainda não começou sua formação, você está tendo uma oportunidade única.

Você está tendo a oportunidade de aproveitar uma promoção na sua formação. Pode aproveitar a crise e comprar sua carteira de piloto agora na baixa e depois surfar a onda da alta.

E se você não sabe como se tornar um piloto e quer descobrir, clique no link abaixo e baixe o e-book que eu preparei para você explicando passo a passo, tim tim por tim tim, como sair do zero e se tornar um piloto.

Então clica aí no botão, faz o download e descubra hoje mesmo como se tornar um piloto.

Se você tem alguma dúvida, algum elogio, crítica, não concorda com o que eu falei deixa seu comentário aqui embaixo, que a gente debate por lá.

Se quiser ficar por dentro dos próximos conteúdos daqui do blog, faça o cadastro na nossa lista de e-mail lá no topo do site!

Assim você fica sabendo sempre que eu postar um conteúdo novo 😉

Existe algo que você queira aprender sobre o mundo da aviação? Me avisa aqui nos comentários o que você quer saber!

Um Abraço e até a próxima!